quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como organizar festa infantil?


Carina e Cris, da Zero a Seis, falam sobre festa infantil


Fotos Priscilla Borges
 por Paula Tweedie
Como organizar uma festa infantil?
Defina a lista de convidados. Baseado no número de pessoas, procure o lugar para a festa, sempre considerando a idade das crianças para que tenham a diversão adequada, mas para que os adultos também fiquem confortáveis. O lugar determina muito o estilo da festa.
Quais definições devem ter prioridade? Estilo da festa, local da comemoração, número de convidados, limite de orçamento?
O número de convidados e o orçamento disponível vão nortear a escolha do local da festa. Definido o lugar, comida, bebidas e serviço são as próximas prioridades. Depois brinquedos, recreação, decoração e charmes.
O que não pode faltar numa festa de criança?
Negrinho, branquinho, cachorro-quente, boa música (há excelentes opções de músicas infantis) e recreação. A decoração deve que ter algo que a criança curta ou, quando pequena, que a identifique.
Quais comidinhas fazem a alegria dos pequenos?
Sempre as mais simples: negrinho, branquinho, cachorro-quente, pão-de-queijo e bolo de chocolate.
Quais são os temas mais recorrentes nas comemorações infantis?
Na Zeroaseis, a gente trabalha com o momento da criança, adequando o tema ao que o aniversariante está curtindo e isto não precisa necessariamente ser um personagem. Pode ser um brinquedo e, se a criança for pequena, até uma cor vira tema da festa! E já fizemos, claro, muitas festas dos clássicos da Disney.
Teriam sugestões de temas originais?
Tema original é aquele que traduz o que a criança está curtindo! A harmonia entre lugar, aniversariante, tema e tipo de diversão ditará o ambiente da festa.
Ao mesmo tempo em que as casas de eventos nunca tiveram a agenda tão lotada, muitas pessoas parecem optar pelo caminho oposto, investindo em reuniões menores, mas não menos glamourosas. O que vocês pensam a respeito disso?
Cada um ajusta a festa ao seu modo de ser, a moda não deve ditar o estilo da festa, ela tem que ter a cara dos donos, os anfitriões devem gostar do lugar, seja onde for: casa de festa, residência, parque, sítio, teatro.
Cada vez mais, as pessoas procuram festas personalizadas. Teriam algumas dicas para fazer com que o festejo tenha a cara do dono?
Nós só trabalhamos com festas personalizadas, tenha ela um tema particular ou um da Disney, a criação e produção de detalhes artesanais e particulares são fundamentais para que a festa seja exclusiva e traduza preferências dos anfitriões.
É possível fazer uma festa bonita sem gastar muito? Como?
Para quem tem bom-gosto é sempre possível. Criatividade não tem valor pré-estipulado.
Qual é ou deveria ser a participação da criança nos preparativos da festa?
A partir dos dois anos a criança participa e DEVE fazê-lo, seja escolhendo o tema, participando das reuniões de briefing (mesmo que não participe muito, vai ouvir e falar alguma coisa que pode ser aproveitada, personalizando ainda mais a festa). Já fizemos várias festas nas casas das clientes onde a criança participa até da montagem.
Alguma sugestão de convite, enfeite ou lembrancinha mimosa?
Para nós, o convite é a porta de entrada da festa e a lembrancinha é uma pequena finalização, o que realmente fica de recordação é a festa.
Vocês teriam como definir quais são as novidades e as tendências do segmento infantil?
Identificamos sempre mais a valorização pelos detalhes de qualidade e pela harmonia do ambiente da festa proporcionando bem-estar aos convidados, sejam eles adultos ou crianças. Por exemplo: alimentação não precisa ser sofisticada, tem sim que ser boa. Tem que ter música e existem excelentes opções infantis, mas por não serem tão comerciais, as pessoas não conhecem. A decoração bem projetada dá satisfação ao convidado, enfim, ir a festas infantis há muito tempo não é mais sacrifício! De forma lenta, mas consistente, a preocupação com saúde e meio ambiente começam a aparecer nas festas, exemplo: comidas mais saudáveis, substituição do refrigerante pelo suco, substituição do convite impresso pelo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário